O futebol brasileiro vive uma nova realidade. Você pode imaginar que é por causa do crescente numero de cracques retornando ao Brasil, mais marketing... mas não é disso que estou falando. Há muito tempo o grupo Globo monopoliza o mercado futebolístico de forma monopolista e nem sequer omite isso. Pois bem, ano passado foi aprovada uma liminar na justiça que dava direito ao Clube dos 13 a incumbencia de negociar os dirreitos de transmissão dos jogos com qualquer interessado. Parece bom não é? Então, não é bem assim. A negociação seria por meio de licitação, o que significa que somente um poderá pagar(o que pagar mais) pela exclusividade do campeonato. Esse princípio já está errado. A única coisa que muda é que o monopólio poderá ser disputado pelas emissoras. Não mudou praticamente nada, pois a tv manda quais jogos serão transmitidos, o caso que vemos hj com a Band em relação à Globo. Pra piorar essa emissora, que é o cancer do país, planejou mais uma das suas. Anunciou que não iria entrar na licitação e começou suas manobras. O que se vê em seguida é uma sequencia de clubes anunciando que não vão negociar os direitos de transmissão de seus jogos pelo C13. Isso porque a poderosa ludibriou esses Clubes, em alguns casos ameaçou, a fazer isso pelas recompensas de assinar com ela independente, e em alguns casos as consequencias de não faze-lo. Então vimos la começando por Corinthians, os quatro "grandes" do Rio, Santos, Cruzeiro, Palmeiras... Restou então alguns guerreiros como o São Paulo, Inter, Atléticos MG e PR e mais outros. E assim a não-santa (vide Bispo Macedo) Record tirou também o time de campo, esperando pra saber como a Globo agiria na esperança de tentar algo parecido e competir diretamente com ela. Mas não tem como ela ganhar tendo em vista a grande influencia e envolvimento da poderosa no meio dos clubes e cartolas do Brasil.
Resumindo a história, a licitção aconteceu, a Rede TV! venceu por uma bagatela de mais de 500mi anuais. Até aí tudo beleza né a Globo não entrou, a Rede TV! vai passar o campeonato, masss... Veio a Globo agora anunciando um time atraz do outro vendendo os direitos de transmissão pra ela e advinhe como? Exclusividade, essa é a palavra. Foi o modo que ela usou para aplicar um golpe certeiro no C13, na Rede TV! e no POVO BRASILEIRO!!! Cade a democracia gente?O último a fechar com a poderosa foi o Corinthians, ah esse amor entre os dois... quem mora no estado de SP que o diga, eu que nem moro lá sei muito bem. Mais de 134 MILHÕES o valor que ela vai pagar anualmente para o Corinthians, o pior é ver conrintiano comemorando isso como se fosse muito bom pra ele. Bom, esse valor todo na verdade não vai ser pago por ela, estima-se em volta de 80 mi pelos direitos de tv aberta e esses 134 mi divulgados pela Gazeta Esportiva (tal que nem vou criticar aqui porque não precisa, um programa corintiano, cheio de corintianos mas que não tem audiencia nenhuma praticamente) parece mais uma forma de intimidar a Record que parecia que não iria oferecer mais que isso, mas a proposta é de 100mi dessa quase igualmente podre, dividindo um pouco a opinião dos entendedores do assunto mas não a do Andres. Eu ainda acho que tem uma exclusividade impedindo o Corinthians assine com outra emissora. No caso a Record, e até mesmo a Band (grande Luciano do Vale). E o horário dos jogos que poderia mudar pra mais cedo no meio de semana sem termos que esperar acabar aquele lixo de novela que repete as mesmas hitórias desde a decade de 1980 mudando apenas o nome dos persoangens e o local, as vezes nem isso. E vem o Flamengo agora ai em gente, qual será o valor que vai pagar ao Flamengo?
Não precisa nem falar que baseado na ética que a justiça brasileira cultua, isso é na verdade é um crime: contra a democracia, contra o livre comercio, contra Rede TV! que perde muito nesses 500 e pouco milhões investidos.
Pois é gente, a Globo quer tudo. Todo dinheiro, toda publicidade, e a sua de-pen-den-cia. Isso é primordial para ela que teve a cara lavada de declarar que essa forma de negociação (por meio do C13) não era bom para os interesses financeiros da global. E por isso apelou desta forma.
Entenda uma coisa, se a Record conseguir assinar com o Corinthians por esse valor ela vai querer exclusividade e mudar o horário do jogo. Isso significa que, supondo que a Globo ainda assim transmita os jogos do Corinthians, vai ter que fazer as 20:30 e seguir trasmitir o que a Record passar, tudo isso por 80 mi, o que nunca vai acontecer. Em contrapartida a Record não vai pagar 100 mi, ou qualquer outro valor pra ter que seguir o horario da Globo e suas preferencias de transmissão. Em ambas é tudo ou nada, por isso a Globo sai ganhando nessa, fazendo uma intimidação dizendo que o Corinthians iria perder público na TV e no estádio e por consequencia os patrocinadores iriam cair matando em cima deles e assim segue...
Mais recentemente temos agora o boicote da Globo ao São Paulo.
O modelo ideal
Como eu tinha dito esse processo de licitação também não é justo, mas já seria um passo em direção ao modelo ideal para os interesses dos clubes, das emissoras e porque não do povo pra variar. Se fosse respeitado e aplicado a próxima estapa seria mais fácil. Um exemplo: existem várias operadoras de TV por assinatura, a maioria delas oferece muitos canais em comum. Vamos usar a Fox como exemplo, um canal que tem em todas operadoras por essas pagam para transmitir o canal. Assim também poderiamos ter o Campeonato Brasileiro. Estipulariam o valor, vamos dizer 500mi e a emissora que tivesse a grana ia la e comprava e passava o jogo que quizesse. Esse é o grande medo da Globo, a audiencia cairia muito e seria mais dividida entre as emissoras, daria moral para as outras emissoras e você mero cidadão como eu poderia escolher qual jogo em qua emissora assistir. Esse seria o modelo ideal. O mesmo vale para a tv fechada, cada qual compra e apresanta seu preço pelo pacote. Seria muito bom se ver livre dessa equipe do PFC/Sportv.
A única coisa que gosto na transmissão de esportes na Globo é da Narração do Cleber Machado(que muito raramente eu consigo ver) e o Gobo Esporte apresentado por Tiago Leifert, ambos de SP. Agora a Globo do RJ fede por completo, não salva nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário